Início > música, nostalgia > caranguejos, batatinhas e o sr. tumitinhas

caranguejos, batatinhas e o sr. tumitinhas

Depois do post falando da transferência de responsabilidade, e de ler outro falando da mudança que fizeram na música “Atirei o pau no gato“, fiquei pensando em músicas de crianças.

Um de nossos vizinhos é uma Escolinha Infantil, e hoje estavam cantando:

“Palma, palma, palma, pé, pé, pé, roda, roda, roda, caranguejo peixe é!”

Tsc, tsc… Estão ensinando errado nossas crianças. Caranguejo não é peixe, nem no fundo (ou vasanga, ou vasante) da maré nem em lugar nenhum. É um crustáceo.

E a tal da “Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão”. Conhece? Porque uma batata se espalharia? Desperdício de alimentos? Diz-se que esse é o maior virundum de todos os tempos. O correto seria “espalha ramas pelo chão”. Faz todo sentido, espalhar os ramos da planta pelo solo.

E o Tumitinhas? Cresci achando que Tumitinhas era alguém, e adulto, acho um absurdo alguém dar um anel de vidro. Me iludiram por anos. “O anel que tu me destes, era vidro e se quebrou, o amor que Tumitinhas era pouco e se acabou.”

Precisamos prestar atenção ao que ensinamos aos nossos filhos.

——-
Sr. Paiéquemcria acha que deveriam aplicar a Lei Maria da Penha no Sr. Cravo. Enquadrado, nunca mais iria deixar a Rosa despedaçada.
  1. 23/03/2010 às 15:54

    Hilário seu post! Lembrei da minha cunhada que outro dia começou a rolar de rir quando eu estava cantando ‘atirei o pau no gato’ pro meu filho. “Só agora me liguei que a música diz ‘admirou-se se’!”, disse a louca, contando que a vida toda ela achou que era uma expressão, tipo adoletá-tá.
    mariana
    http://www.maedarua.com.br

    • 25/03/2010 às 10:43

      Hehehehe…
      Mariana, eu adoro virunduns, tenho uma coleção deles. Já conhece esse site: virunduns? É hilario, mas procure pelos posts mais antigos.
      Obrigado pela visita!

  2. Sara Pires
    23/03/2010 às 9:12

    Pensei na música da borboletinha…”Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha…”
    Aliás, a Música já está incentivando a criança a cozinhar!! olha essa!!! (rs)

    E no final da Letra diz “…Amanhã de dou um pau, bem na porta do hospital ” acrescentando!!! “…Deixa um pouco pro natal”.(rs)
    Mas que criança violenta !!!(rs)

  3. 22/03/2010 às 12:37

    Nossa, pensei ontem nessa música do Cravo e da Rosa. Um saiu ferido, a outra despedaçada. Que bela briga de casal, hein!!!
    Mas, fico pensando, se formos literais demais nessas observações, tendemos a ficar muito chatos. Você já ouviu a música “Tchau Chupeta”, do CD Pequeno Cidadão? Essa é outra. É demais a música, Luísa adora. Aliás, o CD todo. Mas a música fala de uma menina que, quando era pequena, jogou a chupeta dela no mar. Imagine se todas as crianças resolvessem jogar suas chupetas no mar? Mas, ao mesmo tempo, não necessariamente uma coisa leva à outra. Tenho receio de começarmos a perder a poesia em prol do politicamente correto.

    • 22/03/2010 às 13:46

      É Roberta, só nos resta a irônia… A poesia tá indo pro saco…

      CD bacana esse, né? O Sr. D ganhou de natal, e eu gostei muito. Minhas preferidas: o “o X” e “O Sol e a Lua”

  4. 21/03/2010 às 22:38

    muito bom o post! euri do fim huahsuashaush caso queira ver o meu blog novo(definitivo) ta aki o link > http://ichverbrenneinnerlich.blogspot.com/ valeu! e parabens pelo blog, postagens muito boas 😀

    • 22/03/2010 às 13:37

      É bom receber a visita da família!! Mas que nome de blog é esse? Putz, que difícil…
      É nome de alguma música, acertei?

  5. ZZ
    21/03/2010 às 13:44

    E o dorme nene que a cuca vem pegar, como o nene vai dormir com um puta medo da cuca?
    Abço
    ZZ

    • 22/03/2010 às 13:41

      Eu tinha medo da Cuca (do Sítio do Picapau Amarelo) quando era pequeno. Vai saber se não era por causa da música! E morria de medo do Jô Soares, no Viva o Gordo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

