Início > pré-adolescência, sexualidade > perguntas cabeludas, constrangimentos e orientações

perguntas cabeludas, constrangimentos e orientações

Assistindo TV:
-Pai, o que é isso?
-Isso o que?
-Transar.

Já é a segunda vez que ela pergunta isso. Na primeira, ela tinha 5 anos, e foi muito mais fácil responder. Eu disse: “É um nome feio para namorar”, e pronto. Obtive um satisfatório “ah…”.

Agora, 5 anos depois, a coisa complicou. Usei a mesma resposta, e acho que não colou… Deu pra perceber no olhar dela que estava entrando em um assunto diferente, que também estava constrangida. E pensando melhor, ela sabia que estava entrando em um assunto “sério”.

É que não deu tempo de pensar em outra coisa, e pra falar a verdade, nem tinha me preparado para respondê-la um dia. Sabia que poderia ouvi-la, mas nem pensei em quando.

Agora aconteceu. Qual a idade certa pra gente conversar sobre isso? Como conversar?

Encontrei um artigo bem interessante sobre o assunto, Sexualidade Infantil, da Dra. Fernanda Roche, uma psicóloga. E depois de ler a matéria (e dessa minha resposta sem graça), a conclusão que cheguei é uma só: seja natural.

Dependendo da impressão ou atitude que nós, pais passarmos, o sexo vai ser bonito ou feio, certo ou errado. Sexo é natural na vida da gente, e não pode ser feio ou errado algo que faz parte das nossas vidas tão intensamente.

E melhor seu filho saber de você como as coisas funcionam, do que sair perguntando pra quem aparecer primeiro na frente.

😉

Anúncios
  1. Coelho
    21/02/2007 às 13:35

    É sempre um surpresa essas perguntas. Se ficamos constrangidos com adultos nos fazendo imagine com crianças, e essa criança sendo seu filho. É amigo, não é privilégio seu. Ainda não estou preparado para isso, acho que ninguém tá.

    Pai Grávido.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: